A PRÁTICA DAS PRIMÍCIAS
Graça e paz.
Se você vai ler este estudo é sinal que você me pediu por e-mail ou WhatsApp. Desde já agradeço o seu interesse em crescer espiritualmente. Antes da leitura, ore ao Senhor pedindo o entendimento espiritual. Que o Senhor te abençoe te faça ser prospero(a) em tudo.
Este estudo tem uma serie de pesquisas que fiz sobre o tema. E também apresento as minhas convicções, respaldadas pela Palavra. No final deixarei uma bibliografia, onde voce podera ampliar os seus conhecimentos.
A primícia é uma oferta instituída por Deus, praticado pelos judeus e durante muito tempo foi omitido pela igreja. Desde 2000 tem sido restaurada em nosso meio, por Pastores como Luciano Subirá, Ap. Rene Terra Nova, Pr. Aloisio Silva, Pr. JB Carvalho aqui no Brasil e outros pastores no exterior. Os crentes que o tem levado a sério estão experimentando a honra em suas vidas.
“O melhor de todos os primeiros frutos de toda espécie e todas as primícias serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a vossa casa.” (Ezequiel 44:30)
Observe como começa o texto. É óbvio que alguém vai dizer, e com razão, que esses frutos são para Deus. A questão aqui não é essa, mas a resistência que temos em reconhecer um sacerdote, ou autoridade espiritual sobre nossas vidas, sejam eles: Pastor, Bispo, Apóstolo.
Imagine todo o Israel, que era agricultor e pecuarista, que conhecia o princípio, trazendo os primeiros frutos aos sacerdotes? Quantos sacerdotes e levitas existiam na época, e qual era a população de Israel?
Então, era uma abundância na direção daqueles líderes. Israel abastecia os celeiros dos seus líderes e não havia miseráveis entre sua descendência. “… para que faça repousar a bênção sobre a vossa casa.” (Ez44:30c).
AS PRIMÍCIAS SÃO OFERTAS QUE SE ENTREGAM AO SACERDOTE SOBRE A SUA VIDA. É UM TRIBUTO DE HONRA.
A primeira oferta de primícias fez diferença entre Caim e Abel, enquanto o primeiro ofertou das sobras da grande quantidade de verduras que colheu, Abel de cada ovelha que tinha, à medida que nascia os cordeirinhos ele separava os primeiros para Deus (Gn 4:3-7).
GÊNESIS 4:1-7 – A BÍBLIA DIZ QUE CAIM TROUXE UMA MINCHAH (MINCAU), QUE EM HEBRAICO SIGNIFICA: (OFERTA VOLUNTÁRIA) E NÃO UMA BEKORAW [BECORAU], QUE SIGNIFICA EM HEBRAICO: (PRIMÍCIA). ABEL POR SUA VEZ, TROUXE UMA BEKORAW [BECORAU] (PRIMÍCIA) E NÃO UMA MINCHAH (OFERTA VOLUNTÁRIA).
Primícias é a separação dos primeiros frutos dedicada a Deus e entregue ao sacerdote.
I-PRIMÍCIAS NO ANTIGO TESTAMENTO:
No AT encontramos 2 Palavras para primícias:
a) BIKKUR = 1° Fruto. Aparece 18 vezes: Ex 23:16,19; 34:22,26; Lev 2:14; 23:17 e 20; Nm 28:26; II reis 4:42; Neemias 10:35 e Ezequiel 44:28-31;
b) RESHITH = Principal, Primeiro. Acontece 50 vezes e por 12 vezes tem o significado de Primícias: Lev 2:12; 23:10; Num 18:12; Deut. 18:4; 26:10; II Cron 31:5; Neem 10:37; 12:44; Prov 3:9; Jer 2:3; Ez 20:40 e 48:14.
II- PRIMÍCIAS NO NOVO TESTAMENTO:
No NT encontramos a palavra Grega “APARCHÉ” = 1°s Frutos. Aparece 9 vezes: Rom 8:23; 11:16; 16:5; ICOR15:20 e 23; 16:15; II TES 2:13; TIAGO 1:18; APOC 14:4.
O Ap. Paulo apresenta Jesus como “as primícias dos que dormem”: I Cor 15:20. Ele usa o termo “primícias” para ensinar aos “gentios” que eles foram enxertados na árvore (Rm 11:14), porque as “primícias”, que são os judeus, foram “quebrados” (Rm 11:19) e também ensina aos judeus que eles podem ser “enxertados” na árvore para a salvação (Rm 11:23).
Observemos, portanto, que o Ap. Paulo afirma que se as “primícias forem santas”, toda a massa também o será (Rm 11:16). Vemos que as “primícias” santificam todo o restante de onde elas foram retiradas!
O Ap. Tiago, após dizer que Deus não muda, afirma que nós somos as “primícias das criaturas de Deus”, criados para a salvação (Tg.1:17-18).
O Ap. João, em Ap.14:1-5, fala dos fiéis “144 mil” que “seguem o Cordeiro”, esses foram comprados para serem as “primícias” do Cordeiro!
III- O QUE SÃO AS PRIMICIAS?
Era a consagração à Deus dos primeiros frutos da terra (Ex.22:29 e 34:18,22), das primeiras crias dos animais (Ex.13:2) e o primeiro produto do trabalho humano (Farinha de trigo, azeite, vinho etc.: Lv.23:16- 20; II Crôn 31:5).
ERA UMA EXPRESSÃO DE GRATIDÃO A DEUS E AOS SEUS SACERDOTES pelo sucesso da colheita daquele ano.
IV- O AP. PAULO E AS PRIMÍCIAS:
O Ap. Paulo foi honrado pelas primícias enviadas pelos irmãos nas igrejas em Filipos, Corinto, Macedônia, Acaia…? Fp.4:15-18 “… cheiro suave, corno sacrifício aceitável e aprazível a Deus” (expressões que falam das ofertas de sacrifício e das primícias do AT). II COR 9:1-5 “… para que esteja pronta como beneficência e não corno por extorsão”
.Beneficência, atitude do coração, espontânea, mas mesmo assim, o Ap. Paulo enviou irmãos e os exortou a cobrar essa “beneficência”. Seria “beneficência” ou “primícias” que legalmente pertencem aos sacerdotes que ministram sobre a vida do povo? Estaria o Ap. Paulo “cobrando” seu direito de “primícias”? (1 COR9:7-14)!
V-JESUS E AS PRIMÍCIAS:
As Primícias foram determinadas por Deus na sua Lei para o seu povo, visando o sustento dos seus sacerdotes (II CRON 31:4-5). E como Jesus “não veio anunciar a Lei, mas cumpri-la” (Mt.5:17), Ele manteve todo o sistema sacrifical do Judaísmo, para que dessa forma o “Templo” continuasse em pleno funcionamento (Mt.23:23).
Jesus, ao curar Leprosos, mandou que eles fossem entregar a oferta do sacerdote, isto é, o que a Lei orientava que se fizesse: Mt.8:1-4 que remete para Lv.14:1-4, 10 e 13! Lc.17:14 (10 leprosos).
VI – A PRÁTICA DAS PRIMÍCIAS:
O que vem primeiro, o Dízimo ou as Primícias? — O próprio nome já está dizendo o que vem “primeiro”. E todas as vezes que as “primícias” são citadas, ela sempre vem antes dos “Dízimos”: Ne.10:35-37; II CRON 31 5; Dt.26:1-3 e 12!
Acredito que a ordem não afeta o coração daquele que deseja honrar ao Senhor tanto pelo dizimo, quanto pela primícias. Deus olha sempre para o coração.
VII QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROPÓSITOS DAS PRIMÍCIAS? —
- a) Agradecer a Deus por bênçãos recebidas: Dt.26:10-11;
- b) Clamar para que a benção repouse sobre a nossa casa (Ez.44:30)
- c) Expressar a nossa adoração a Deus: Dt.26:10;
- d) Valorizar a “casa de Deus”: Ne.10:39;
- e) Honrar o trabalho dos Sacerdotes: Dt.18:4-5;
- f) Honrar a Deus: Pv.3:9.
Lei das Primícias no Novo Testamento: “Mas se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são” (Rm 11.16).Lei das Primícias no Novo Testamento: “Mas se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são” (Rm 11.16).
Esta explicação recebi tanto do Ap. Rene Terra Nova quanto do Pr. Nilton Ferreira e compartilho com o irmão para a sua reflexão. “Os israelitas receberam do próprio Deus a ordem de consagrarem a Ele os primeiros frutos do ventre de suas mulheres, do ventre de seus animais, e também dos frutos da terra. Na hora da colheita, o primeiro feixe pertencia a Deus e deveria ser apresentado pelo sacerdote perante o Senhor, numa oferta de movimento. Desses primeiros frutos, também era feita uma oferta de cereais.
Portanto, o Ap. Paulo estava ensinando que, ao santificar a primeira parte (a mais importante), você santifica também o restante, que vem depois dela. Quando alguém santificava as primícias (primeiros frutos), santificava também tudo o que depois seria feito com a colheita, incluindo a massa da oferta de cereais e dos pães que eles comeriam depois.”
Outra ilustração também é apresentada para fortalecer o entendimento deste princípio: se a raiz (que é a parte mais importante, que surgiu primeiramente na formação da planta) for santificada, então, os ramos e tudo o que surgir dela também serão santificados. Esse era o entendimento que os judeus receberam da Lei de Moisés. Se santificassem ao Senhor as primícias de sua renda, estariam santificando o restante da renda que ficava em suas mãos. Por isso, Deus poderia fazer com que se enchessem fartamente os seus celeiros e transbordassem de vinho os seus lagares.
Isso não apenas explica o que são as primícias, mas também nos mostra o poder que elas têm de santificar o restante daquilo de onde foram tiradas.
VIII O QUE SÃO AS PRIMICIAS HOJE?
São OFERTAS entregues à autoridade eclesiástica que tem autoridade espiritual para ministrar sobre sua vida. Então, doravante, fica definido e acertado que primícia é uma oferta destinada ao sacerdote que ministra sobre sua vida.
Porém não confundamos primícia com oferta voluntária. Essa é dada quando você deseja e no valor que melhor lhe convier.
AS PRIMÍCIAS NÃO SÃO DÍZIMO E NEM OFERTAS ALÇADAS!
São 03 coisas diferentes. Uma coisa são as primícias, outra são os dízimos e outra são as ofertas, (II Cr 31.5; Ne 12.44; Ez 20.40; Ne 10.37; Rm 11.16 etc). As primícias santificam (abençoam).
EU SOU OBRIGADO A DAR PRIMÍCIAS, DÍZIMOS E OFERTAS? Obrigado não! Se você der vai ser abençoado conforme a lei da semeadura, (Gl 6.7).
Meu amado irmão ou irmã, o mesmo Deus que orienta sobre a fidelidade em dar os dízimos e as ofertas, é o mesmo que orienta sobre a entrega das primícias. Contudo toda decisão que você toma tanto para ser abençoado(a) ou não, sempre é cunho pessoal. Nunca se submeta uma direção espiritual com tristeza, pois Deus ama quem dá com alegria.
NÃO PODEMOS ENTREGAR NADA NO ALTAR SEM A DIREÇÃO DE DEUS. A primícia, o dizimo e a oferta só manifestam os resultados na vida daquele que, debaixo da direção do Espirito Santo, abraçou o princípio da entrega por amor.
As Primícias são trazidas à casa do Senhor por um motivo apenas: Primícias é um gesto de honra! O que caracteriza uma oferta de primícias ao Senhor? É quando decidimos honrá-lo dando o melhor que temos. O Senhor deu o que tinha de melhor, JESUS, as primícias de Deus, para nos salvar, (Jo 3.16).
É fato que ninguém colhe sem plantar. Para colher as bênçãos é necessário semear muitas coisas, principalmente a honra, que começa pelos pais e vai até o sacerdote da igreja que você faz parte.
IX – ONDE DEVEMOS ENTREGAR NOSSAS PRIMÍCIAS?
As Primícias são trazidas à casa do Senhor por um motivo apenas:
“As primícias dos frutos da tua terra trarão à CASA DO SENHOR, teu Deus”, (Êx 23.19a).
“E que também traríamos as primícias da nossa terra e todas as primícias de todas as árvores frutíferas, de ano em ano, à Casa do SENHOR”! (Ne 10.35).
X – A QUEM DEVEMOS ENTREGAR AS PRIMÍCIAS HOJE?
As primícias são entregues na mão do Sacerdote da Igreja, que a recebe no altar liberando a benção que o primicista deseja. Dt 18:3-5
No livro Primícias de J. Rubens ele cita algo muito interessante e eu compartilho com voce: “No pasto, a vida das ovelhas está nas mãos do Pastor que cuida delas. O bom Pastor dá a vida por suas ovelhas. Só ele tem autoridade para soltar ou prender uma vida estável, mansa, tranquila e abençoada. É dever do Pastor lutar espiritualmente pela vida de suas ovelhas. Feliz da ovelha que considera o seu Pastor e a ele dá demonstração de honra. Por causa disso quem não recebe o sacerdote não recebe o sumo (Supremo) sacerdote Jesus. O motivo que me leva a Deus a derramar suas bênçãos sobre as ovelhas é o fato do sacerdote representar a autoridade de Jesus.”
Primícias são ofertas sacerdotais destinados a Deus. A sua entrega atrai a unção Dele e, consequentemente, abre as portas da prosperidade. É o princípio que manifesta a honra.
No livro de Números, Deus chama Arão e passa para ele direções acerca da sua função sacerdotal e deixa bem claro que as PRIMÍCIAS seriam direcionadas a ele. “Este, pois, será o direito dos sacerdotes, a receber do povo, dos que oferecerem sacrifício, seja boi ou gado miúdo; que darão ao sacerdote a espádua e as queixadas e o bucho. Dar-lhe-ás as PRIMÍCIAS do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e as PRIMÍCIAS da tosquia das tuas ovelhas. Porque o Senhor teu Deus o escolheu de todas as tuas tribos, para que assista e sirva no nome do Senhor, ele e seus filhos, todos os dias” Dt.18:3-5
Por isso hoje devemos entregar as PRIMÍCIAS para o Pastor Titular do Ministério, pois ele é o sacerdote em exercício que Deus levantou para nos ministrar.
XII – QUANDO HONRAMOS AO SENHOR COM AS PRIMÍCIAS SOMOS GRANDEMENTE ABENÇOADOS POR ELE.
1) As primícias atraem as bênçãos sobre o nosso Lar, (Ez 44.30);
2) Os dízimos atraem a proteção do próprio Deus contra o devorador, (Ml 3.8-12);
3) As ofertas atraem uma colheita proporcional à ofertada, (II Co 9.6).
Resumindo então: As primícias abençoam (santificam) a sua casa e o restante do seu ganho, os dízimos protegem você contra as perdas provocadas por tudo aquilo que se torna “devorador”, (Jl 1.4) e as ofertas alçadas trazem a multiplicação, (Lc 6.38).
XIII – COMO CALCULAR AS PRIMÍCIAS NOS DIAS DE HOJE?
Dentro da cultura judaica as PRIMÍCIAS eram entregues na primeira colheita, dentro da nossa cultura a colheita é mensal, recebemos o nosso salário mensalmente, a média mensal de dias é de 30 dias, então iremos pegar o valor do nosso salário e dividir por 30, o resultado desse cálculo, representa o valor da PRIMÍCIA.
Ex: Salário de R$ 1200,00 dividido por 30 = o valor da PRIMÍCIA é de R$ 40,00.
XV – O QUE A PRIMÍCIA LIBERA SOBRE A MINHA CASA?
Provérbios 10:22 – A PRIMÍCIA é uma benção que repousará sobre nossa casa.
Quando você entrega a primícia, todos que estão debaixo de você são abençoados: filhos, netos, discípulos, empresa… Tudo. Ezequiel 44:30 diz que quando a primícia chega às mãos do sacerdote, faz com que ele libere bênção sobre a sua vida e a sua família. Então, quando você primicia, você faz um favor para você e para os que estão abaixo de você.
Todos que entregam as primícias recebem o legado da santidade (Romanos 11:16). Primícia é mais que apenas honrar. Primícia é para santos.
Quando a benção vinda desta oferta se manifestar sobre sua casa, haverá prosperidade e mudança no caráter de toda família.
A mudança será progressiva, pois Deus exigirá perseverança. A benção virá repentinamente, assim como uma tempestade de verão. Será também como uma árvore frutífera. Virá e, de tempo em tempo, dará seu fruto. Os administradores fiéis e prudentes serão ricamente abençoados, isto porque saberão valorizar suas bênçãos, pois o Senhor lhes dará sua graça.
MULTIPLICAÇÃO FINANCEIRA ATRAVÉS DA OBEDIÊNCIA. II Cr 31:5
Ezequias começa em Israel uma grande restauração de culto ao Senhor, ele repara a casa de Deus, leva os sacerdotes e levitas a se consagrarem e começa a colocar em prática a Lei do Senhor, e o rei agora pede para todo o povo trazer as primícias, e o povo responde imediatamente a direção do rei.
RESULTADO DESSA OBEDIÊNCIA. II Cr 31:9-10
Houve uma grande multiplicação quando o povo obedeceu, e o que sobrou deu para distribuir em muitos outros lugares. A base de tudo isso está em praticar os princípios da Palavra de Deus.
Eze. 44:30 A benção de Deus vai repousar sobre a sua casa.
CONCLUSÃO
Em resumo podemos dizer que todas as pessoas que são primiciadoras são revestidas de honra. A função das primícias é santificar tudo. A Bíblia diz que assim como é a Primícia será toda a sua totalidade. “E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.” (Rm.11:16)
Quando entregamos a Primícia, selamos a santidade e a honra, porque a Primícia tem três funções:
. Prosperar e proteger a mim mesmo;
. Prosperar e proteger meus descendentes;
. Prosperar e proteger a minha geração.
“E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oblação de tudo, de todas as vossas oblações, serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a tua casa.” (Ez.44:30)
A Primícia é a senha de acesso para a minha proteção. Quando eu entrego por princípio, eu prospero e estou protegido. A Bíblia diz que, no ato da entrega da Primícia, como o sacerdote avaliar, assim será.
A Bíblia diz que devemos entregar o nosso coração a Deus, porque ele é a primícia dos órgãos, como está em Pv.23:26. “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.”
Não podemos falar de primícia sem falar dos primogênitos. Primícias devem ser ensinadas, porque fazem parte dos Princípios de Deus.
Quem não cumpre princípios, o mundo espiritual não respeita. E, também, diante de murmuração, o Senhor não aceita. Todo dinheiro murmurado na Terra não é recebido no Céu.
Muitos querem ser Melquisedeque para receber, mas não quem ser Abraão para entregar.
Quando cumprimos os princípios, recebemos a honra de Deus e prosperamos em todas as áreas, porque o nosso coração ativa o coração de Deus na nossa direção.
Uma coisa é certa. Ninguém ganha de Deus com o assunto é dar. Todas as vezes que oferecemos a Deus algo como expressão de amor ou fé, estamos demonstrando que o nosso coração está totalmente rendido ao Senhor.
Deus, em sua infinita sabedoria, saberá o tempo certo e a forma adequada de nos abençoar naquilo que precisamos.
Amém.
Um abraço Ap. Alexandre Macedo de Oliveira
BIBLIOGRAFIA:
PRIMÍCIA, O PRINCÍPIO QUE GERA SANTIDADE E HONRA por Renê Terra Nova.
PRIMÍCIAS: UMA SEMENTE DE MILAGRES, do Pastor Rommhel Almeida
ESBOÇANDO IDEIAS Cristianismo Simples e Missão Evangélica Shekinah
AI! COMPREI UM BODE E UM BEZERRO – Acertando minhas finanças com Deus para experimentar o sobrenatural Autor: Nilton Ferreira
Clica aqui em baixo se você deseja primiciar